Poder contar com um dinheiro extra faz total diferença no orçamento familiar. Quando os pais têm filhos matriculados em escolas particulares, é sempre uma boa saída encontrar novas possibilidades de conseguir descontos ou aumentar a renda.
Veja também:
|+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto
Isso porque, com uma graninha a mais no bolso, é possível investir em momentos de lazer para as crianças, buscar atividades extracurriculares ou fazer uma reserva financeira para o futuro dos pequenos.
Como ganhar dinheiro extra?
Na hora de buscar alternativas de como ganhar dinheiro extra, vale a pena usar a criatividade e investir nas suas habilidades para empreender. Por exemplo, se você faz bolos ou tem facilidade com trabalhos manuais, ofereça seus produtos para a vizinhança.
Com o famoso ‘boca a boca’, é possível formar uma rede de clientes e fechar encomendas para festas, aniversários, datas comemorativas etc. Aproveite para divulgar seus serviços na escola do seu filho para outros pais e professores.
Confira a seguir 4 ideias para fazer o dinheiro sobrar!
1 - Ofereça aula particular para os colegas do seu filho
Caso você tenha domínio de algum conteúdo, como por exemplo, outros idiomas, uma maneira interessante de ganhar um dinheiro extra é oferecendo aulas particulares para os amiguinhos do seu filho. Você pode formar grupos de alunos da mesma idade ou até mesmo usar a tecnologia para disponibilizar aulas a distância.
Além de conseguir fazer um dinheiro a mais no fim do mês, seu conhecimento será capaz de melhorar o rendimento das crianças no período de provas. Essa dica vale para aulas de inglês, matemática, redação, entre outras disciplinas da educação infantil.
2 - Reutilize material escolar e promova trocas entre colegas
Quando falamos em economia e renda extra, também devemos levar em conta os gastos com a lista de material escolar. Já parou para pensar que é possível reutilizar alguns itens do ano anterior ou promover trocas entre os alunos das turmas antigas?
Para isso, vale a pena criar um grupo de Whatsapp com outros pais para que cada um possa ofertar o que está parado em casa. Materiais como livros, brinquedos e roupas são alguns de muitos outros itens. Esse canal também pode servir para troca de dicas e compartilhamento de dúvidas sobre os trabalhos de casa.
3 - Procure escolas com bolsa de estudo para o seu filho
Matricular o seu filho em uma escola particular de qualidade é o desejo de muitos pais. Mas, o preço da mensalidade acaba pesando na hora de tomar essa decisão.
Para auxiliar as famílias brasileiras, o site Melhor Escola possui parceria com mais de 7 mil instituições de ensino dispostas a conceder desconto para alunos de diversos estados brasileiros. Para fazer uma consulta, é só acessar o portal e ver os colégios da sua cidade com bolsas de até 80%.
No Melhor Escola, os alunos podem ser contemplados com bolsas de estudo para todas as etapas de ensino: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.
E para ter acesso ao desconto, não é necessário se submeter a nenhuma prova. Basta escolher a opção disponível e efetuar o pagamento da pré-matrícula.
Vale lembrar que, muito mais do que a economia e o dinheiro extra que vai sobrar no fim do mês, a bolsa de estudo oferece outros benefícios, incluindo:
Maior chances de qualificação e aprendizado para os estudantes.
Acesso a projetos pedagógicos diferenciados e professores capacitados.
Diminuição do endividamento das famílias.
Redução da inadimplência nas escolas particulares.
Redução das vagas ociosas nas instituições de ensino.
Incentivo para o aluno manter o rendimento escolar.
Mais oportunidades para os pais manterem irmãos na mesma escola.
4 - Economize com o transporte
Como vimos, existem inúmeras possibilidades para vencer períodos de crise sem comprometer a educação das crianças.
Se o seu filho estuda longe de casa, uma dica interessante para economizar com o combustível é criar grupos de carona solidária com outros pais. Dessa forma, cada responsável pode se organizar em rodízios para levar e buscar as crianças na escola.
Além disso, essa é uma forma de contribuir para o meio ambiente. Caso seu filho já seja adolescente, você pode incentivá-lo a ir para o colégio de bicicleta, que é um meio de transporte barato e sustentável.
Outra alternativa é tentar matricular o seu filho em uma escola perto de casa, de forma que ele possa ir e voltar caminhando.
Garanta bolsa de estudo em uma escola com boas práticas esportivas
O portal Melhor Escola, especializado em educação básica, possui um banco de dados com informações sobre todas as escolas públicas e particulares do país, além de conter avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores.
No portal, é possível encontrar escolas que incentivam a prática esportiva. Caso o colégio seja parceiro da plataforma, a bolsa está praticamente garantida! Quer saber mais? Acesse o buscador do Melhor Escola.
Leia também:
+ FAQ Melhor Escola + Veja se a escola em que você quer estudar oferece bolsa no Melhor Escola